Aula particular de guitarra ou aprender a tocar sozinho?

Hoje em dia, com a internet tão presente na vida das pessoas, há videoaulas de tudo o que se possa imaginar, inclusive de instrumentos musicais. Porém, até que ponto essas aulas são produtivas? Há uma eficácia? Ou é melhor ter uma aula particular de guitarra, com um professor?

Algumas pessoas conseguem ter até um bom aproveitamento aprendendo sozinho, pois são autodidatas. No entanto, isso é um dom e não é exclusivo para aulas de guitarra: para essas pessoas, praticamente tudo pode ser aprendido sem a necessidade de orientação a todo momento.

Porém, mesmo com essa capacidade, sempre surge uma dúvida e uma necessidade de trocar experiências. A internet possui essas informações, mas várias respostas são dadas para uma única pergunta nos sites, fóruns e grupos.

Por isso, você saberá o papel do professor durante as aulas particulares de guitarra e como ele potencializa o aprendizado.

Organização do conteúdo

Na internet, é comum ver vídeos com título semelhante a “Guitarra para iniciantes”. A videoaula pode ser até para pessoas que têm pouco conhecimento no manuseio do instrumento, mas não se sabe se essa deve ser verdadeiramente a primeira lição de um aprendiz.

Neste aspecto, o professor, durante a aula particular de guitarra, vai organizar esse conhecimento. Ele sabe o que deve ser aprendido primeiro por cada aluno, mesmo porque há mais de um tipo de iniciante, desde os que nunca tocaram guitarra antes até os que dominam bem pouco o instrumento.

Por isso, cada aluno tem um curso totalmente customizado em uma aula de guitarra em domicílio. O professor detecta rapidamente as suas necessidades, tornando o processo mais efetivo e rápido.

Aprendizado sólido

Aulas de guitarra, Professor de guitarra, aulas de guitarra particular

As videoaulas mais comuns são as que explicam como tocar uma determinada música. Para quem já domina um instrumento, é um mecanismo totalmente eficaz em caso de dúvidas sobre como tocar algo em específico.

Porém, quando se trata de um aprendizado real, para que o aluno não tenha maiores dificuldades no futuro, uma aula particular de guitarra é mais eficiente.

Quem aprende precisa entender o que está fazendo. Uma aula particular de guitarra traz exatamente isso.

Quando se trata de uma aula de guitarra em domicílio, então, os benefícios se multiplicam. Afinal, estar em casa já é um fator positivo, pois traz segurança. Também se pode contornar mais facilmente a timidez, já treinando para tocar socialmente.

Orientação

Um bom professor deixa seu aluno ser protagonista da aula particular de guitarra. mas precisa orientar e direcionar o curso.

A organização já foi mencionada, pois um planejamento é importante, até mesmo para medir posteriormente o progresso do aprendiz. No entanto, algumas mudanças de rota podem ser feitas. O professor saberá exatamente se isso é necessário, além do momento para se fazer isso.

As videoaulas são excelentes materiais de apoio, através das quais o aluno amplia seu conhecimento sobre o instrumento e pratica além do horário de aula, quando estiver sem o professor.

Porém, para se ter um aproveitamento pleno, as aulas particulares de guitarra são as mais indicadas, além de poder contar com a orientação de um professor e ser independente de vícios de postura e de maneiras de tocar.

Quer saber mais sobre aulas de outros instrumentos em domicílio? Leia nossos outros textos e faça um comentário em caso de dúvidas.

Posts Em Destaque